6.13.2012

Una donna chiamata Apache (1976 / Realizador: Giorgio Mariuzzo)

Todos nós sabemos que os westerns-spaghetti produzidos na década de 70 não são tão bons como os que surgiram na década anterior. Apesar de já não haver tanto entusiasmo e dinheiro ainda assim havia filmes interessantes. Mas isto é uma desgraça!  A classificação deste filme é muito simples: É mau! E quando digo mau é mesmo mau! Há filmes que são tão maus que até se tornam bons. Este é tão mau que até mete ranço! 

São 90 minutos de estupidez cheios de personagens que têm o dom de irritar qualquer pessoa boa do sentido. Ao longo desta penosa hora e meia há um grupo de soldados mal esgalhados que ninguém sabe o que andam a fazer e decidem ir matar uns quantos índios apaches. E porquê? Porque sim! Apeteceu-lhes! Um desses soldados de pacotilha fica para trás juntamente com uma mulher apache que sobreviveu ao massacre. 

 
A partir daí ambos percorrem florestas e caminhos que não lembram nem ao diabo, cruzam-se várias vezes com três parvalhões que têm sempre o mesmo objetivo: partir o focinho ao soldado (e matá-lo, porque não?) e abusar sexualmente da mulher (e matá-la, pois claro). Mas ainda há mais: Como a índia consegue sempre escapar, esses tristes divertem-se de vez em quando a apalparem-se mutuamente enquanto riem às gargalhadas! Felizmente, no final todos “vão com os porcos” (vulgo, morrem) e ainda bem porque senão podia haver alguém que quisesse fazer uma sequela disto! 


Lembro-me que há alguns anos atrás ainda pensei em comprar o DVD deste filme, uma edição espanhola, pensando eu na minha ingenuidade que podia ser um filme interessante. Hoje agradeço aos céus por nunca o ter feito!  Este western-spaghetti é uma grande nódoa do subgénero. A rubrica “Spaghettis que prejudicam gravemente a saúde” está bem representada com este exemplar. Uma recomendação: Quem já viu este filme deve ir imediatamente ver outro western-spaghetti mas desta vez de qualidade. Se ficarem demasiado tempo a pensar em “Uma Mulher Chamada Apache” pode provocar danos mentais irreversíveis e crises de vómito!



Mais algumas cenas:


Trailer:
 

9 comentários:

  1. vi este filme no cinema em plena puberdade e o que mais recordo nele é a Clara Hopf (aka Yara Kewa) e acho que me lembro também da... Clara Hopf. Agora a sério, não é um bom filme, mas já vi bem pior. Fico a aguardar próximos exemplos.
    Não sei se já tinha referido a Clara Hopf...

    ResponderEliminar
  2. Coincido contigo. Un western muy malo con un presupuesto paupérrimo, cutre y carente de la más mínima imaginación que se apunta descaradamente al éxito de "Soldado azul" (Ralph Nelson, 1970).

    ResponderEliminar
  3. Amigo António, acredito que ver este filme na adolescência pode ser marcante mas somente por algumas cenas de nudez de Clara Hopf. O resto é para esquecer rapidamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Emanuel, foi mais a brincar, mas acredita que ainda vais ver coisas piores.

      Eliminar
  4. Claro que há vi filmes bem piores. Há outros que são tão maus que não consegui ver até ao fim... Este pelo menos consegui!

    ResponderEliminar
  5. Rick Boyd nesse filme, mais uma vez como mal.
    Sou fã dele, sempre nesse papel assim como Aldo Sambrell e Frank Braña.
    Deixou sua marca no Western.
    Destes três atores, somente ele ainda está vivo.

    www.bangbangitaliana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Já vi coisas piores dentro do genero, o problema desta é que é mau, e demonstra ainda para mais algum pretensiosismo

    ResponderEliminar
  7. Eu sou um dos "felizardos" que resolveu comprar o DVD desta pérola, edição da espanhola Filmax que continua intocável na prateleira. Uma curiosidade sobre este filme é o titulo que recebeu (salvo erro na Argentina): "La Hermana de Keoma". Mesmo nos dias do fim alguns maganos continuavam a tentar facturar à descarada.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderEliminar
  8. Oito anos depois, perdi o medo e lá fui eu ver o filme. Não é grande espingarda mas também já vi piores. Provavelmente este peça por ser chato.

    O Al Cliver podia ter tido um papel menos sonso e a coisa já teria mais nível. Eu não desgosto do trabalho dele, esteve nalguns filmes que guardo boas memórias, Endgame, Zombi 2, etc.

    Este Zombi 2 é realização do amigo Fulci que trabalhou diversas vezes com este fulano que realiza este filme, que apesar de não ter realizado muito, co-assina bastantes roteiros.

    ResponderEliminar