5.07.2013

El Condor (1970 / Realizador: John Guillermin)

Luke, um prisioneiro condenado a trabalhos forçados, consegue evadir-se do seu cárcere. Na sua mente só há um objetivo: ir para o México, penetrar na fortaleza “El Condor” e roubar o tesouro que lá se encontra. Para conseguir isso, Luke associa-se a Jaroo, um homem experiente no gatilho, no trotil e na caça ao tesouro. Juntamente com um grupo de apaches, os dois sócios localizam o forte isolado no meio do deserto e, após várias tentativas, as tropas mexicanas são aniquiladas e a fortaleza é conquistada. Jaroo festeja o sucesso com uma bebedeira e Luke festeja com a mulher do General Chavez, o comandante mexicano. Ambos os sócios estão convencidos que estão milionários e livres de problemas. Será que têm razão?



Este filme tem vários elementos que, na minha opinião, enriquecem muito o produto final. À cabeça estão o carismático Lee Van Cleef, uma das maiores vedetas dos westerns europeus, Jim Brown, célebre ator negro e ex-jogador de futebol americano e Marianna Hill, lindíssima jovem atriz que se “despe de preconceitos” ao mesmo tempo que emana sensualidade e beleza.

A fortaleza que dá o nome ao filme é uma imponente construção situada no extraordinário deserto de Tabernas. As cenas de ação são boas, o tema da caça ao tesouro é interessante e a inclusão de algumas cenas de nudez feminina, tão escassas em westerns, são bem-vindas!


Para sermos rigorosos, este filme não é um western-spaghetti. É uma produção americana que, em parceria com entidades europeias, quis usufruir dos locais, paisagens, atores, figurantes e técnicos que Almería oferecia. Isso significa que Almería foi durante muitos anos sinónimo de alta qualidade cinematográfica com custos muito baixos. Para mim, não foi só competência. Nas duas viagens que fiz até lá, vi que ainda hoje há algo de mágico naquele lugar… “El Condor” beneficia dessa magia!


Mais alguns lobbys:


Trailer:

4 comentários:

  1. O filme não é mau mas acho que o mais relevante mesmo foi a edificação do forte que haveria de aparecer em muitos outros filmes dessa época e não só.

    Existe um DVD legendado em Português. Edição da CineDigital, com o titulo "O Tesouro de El Condor". Podem acha-lo por exemplo aqui: http://www.fnac.pt/O-Tesouro-de-El-Condor-LEE-VAN-CLEEF-JIM-BRWON-sem-especificar/a301737

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  2. Como señalas se trata de una producción norteamericana pero con una estética "spaghettera" muy marcada. A destacar la actuación del gran Lee Van Cleef en un papel bastante alejado de los que solía interpretar en los westerns europeos.

    ResponderEliminar
  3. E naquela época Jim Brown representava a imagem do homem forte que conseguia seduzir belas mulheres. Aqui foi Marianna Hill, depois foi Raquel Welch no filme "100 Rifles". Tomara muitos atores terem tido essas oportunidades...

    ResponderEliminar
  4. Helber, gosto muito desse filme. Uma obra muito boa.

    ResponderEliminar