1.21.2014

Gli Specialisti (1969 / Realizador: Sergio Corbucci)

Sergio Corbucci volta ao ativo! Desde 1964 que este prolífico cineasta não tem feito praticamente mais nada senão andar envolvido em westerns. Sempre com muito trabalho para fazer e envolvido em tantos projetos o homem andava sempre a mexer de um lado para o outro. Com Corbucci há westerns para todos os gostos: geniais, bons, razoáveis e maus. Este que vamos agora falar não passa do razoável. 

O xerife da cidade de Blackstone impôs uma nova lei: é proibido andar com armas de fogo na cidade e nos arredores. Os cidadãos ainda estão abalados com o recente assalto ao banco. O homem que alegadamente roubou o dinheiro é detido e imediatamente linchado pela população. O dinheiro desaparece. As pessoas ficam preocupadas com as suas poupanças e, pior ainda, temem o regresso de Hud, o pistoleiro. 


Enquanto que o xerife, o mexicano maneta El Diablo e Virgínia, a dona do banco, querem saber onde está escondido o dinheiro, Hud quer saber o que realmente aconteceu ao seu irmão Charlie, acusado de roubo e morto na forca. Inexplicavelmente, ao longo de todo o filme, deambulam quatro hippies que ninguém sabe de onde vieram e qual a sua utilidade no enredo (as drogas e o sexo não podiam faltar, obviamente).


Este “Gli Specialisti” é um daqueles westerns que não aquece nem arrefece. Conta com um elenco modesto composto por muitos franceses. A liderar está o lendário músico Johnny Hallyday, à época uma das grandes estrelas europeias e cujo sucesso na música lhe valeu o cognome de “Elvis Presley francês”. Em suma, dir-se-ia que os fãs de Johnny Hallyday vão gostar deste filme. Eu, enquanto admirador de Sergio Corbucci, acho que tinha obrigação de fazer muito melhor.




Trailer:

5 comentários:

  1. E ao dia 21 de janeiro de 2014 este blogue alcançou finalmente a redonda marca de 100 filmes.

    ResponderEliminar
  2. Um marco!

    Eu cá não morro de amores por este filme do Corbucci. Demasiada parvoíce para o meu gosto. Se calhar era um bom filme para um realizador menos credenciado mas a este Sergio exigia mais.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/
    http://filmesdemerda.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  3. E o mais estranho é que li em alguns artigos que Corbucci detestava hippies. Se assim era, então porque é que incluiu hippies neste filme? E ainda por cima nenhum deles levou um balázio! Não se percebe...

    ResponderEliminar
  4. Mereciam.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/
    http://filmesdemerda.tumblr.com/

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei deste filme, principalmente a parte do final q o Hud taca fogo nos dólares, genial o pessoal indignado e tentando apagar o fogo, realmente não entendi os hippies nesse filme, agr realmente Hud é o especialista, já q despacha os bandidos brincando, adorei a parte q elw pula no cavalo do xerife e pega arma pra matar um atirador do alto do prédio, um q eu achei bem fraco foi I Crudeli.

    ResponderEliminar