6.16.2014

Straniero... fatti il segno della croce! (1968 / Realizador: Demofilo Fidani)

"Straniero... fatti il segno della croce!" foi o primeiro filme assinado pelo infame Demofilo Fidani, aqui escamoteado sob o seu pseudónimo mais reconhecido: Miles Deem. Mas também há quem defenda que tenha sido o seu segundo, uma vez que "Prega Dio... e scavati la fossa" terá sido realizado por si e não por Edoardo Mulargia como indicam os créditos do dito. O nome - Fidani - vêm normalmente associado a cinema de qualidade duvidável, e sim é verdade que muitos dos seus filmes não vão lá nem com molho de tomate. Normalmente estaria por isso aqui a falar-vos-ia sobre a falta de sequência narrativa, sobre a imbecilidade da câmara tremula, sobre as interpretações medíocres, mas não posso. É que ao contrário da esmagadora maioria dos filmes do seu cardápio, este aqui é incrivelmente satisfatório e quase isento de lacunas. Porra, vou admitir, gostei bastante!

O trabalho de câmara foi porventura aquilo que mais me surpreendeu pela positiva. Ao que parece a função foi iniciada pelo reconhecido Franco Villa (Prega il morto e ammazza il vivo, Due once di piombo) mas segundo rezam as más línguas, o tipo desertou para outra produção e foi o então jovem Joe D'Amato que tratou do assunto, e bem na minha modesta opinião. Curiosamente Amato faz ainda um pequeno cameo no séquito de grunhos do filme. Grupinho onde que se lista um elenco de luxo: Fabio Testi, Dino Strano, Jeff Cameron, etc. Tudo gente que haveria de se tornar presença habitual nas produções da famosa Tarquinia Internazionale.


A história é bem simples mas coerente e bem ritmada. Sem perder muito tempo somos levados a seguir as actividades de um bando de patifes (ladrões de bancos, sallons e afins). Na pista desses segue um pistoleiro em busca do dinheiro das recompensas, e um coxo em busca de vingança. Lembra-vos alguma coisa, não? Apesar do mote sério que o filme lança, também aqui e ali já se incluem algumas alusões ao western cómico que seria popularizado nos anos seguintes graças ás personagens de Giuliano Carnimeo (Halleluja) e Enzo Barboni (Trinita). Contem por isso com alguns gadgets e parvoíces em doses moderadas. 

Charles Southwood fez aqui a sua primeira aparição na grande tela, interpretando o caçador de recompensas de identidade desconhecida. Ao bom estilo de "Per qualche dollaro in più", no final  também ele abandonará a cidade carregado de cadáveres. Como habitual, o actor americano não desiludiu na sua interpretação e não admira por isso que tenha sido depois chamado a participar noutros spaghettis mais bem financiados. Com Mario Bava faria "Roy Colt & Winchester Jack", e com Carnimeo popularizaria o estranho cossaco de "Testa t'ammazzo, croce... sei morto... Mi chiamano Alleluja" ou o trapaceiro mariconço, Sabbath, de "C'è Sartana... vendi la pistola e comprati la bara!".


Inevitavelmente a história recordará Fidani como realizador de meia tigela, mas a equipa deste blogue tem conferido a filmografia do homem e avisa-vos já que esse  juízo pode ser demasiado precipitado. Claramente antes de enveredar nas suas famosas patifarias cinematográficas, o homem dava o litro e se perderem o vosso tempo com ele, encontrarão dois ou três filmes que poderemos considerar na média do género. Este é um deles, sejam valentes e vejam-no!

Mais algum engodo para os vossos olhos:


Trailer italiano:

8 comentários:

  1. Este trailer chateia demasiado ao repetir sempre o título! E ainda por cima não há ninguém no filme que faça o sinal da cruz!

    ResponderEliminar
  2. O titulo é mal sacado, sem dúvida. Fruta da época...

    ResponderEliminar
  3. Pois é. Eu acho que muitos dos títulos destes filmes eram inventados da noite para o dia. O importante era ter um título sonante para cativar o público, o resto logo se vê...

    ResponderEliminar
  4. Já deviam ter alguma "app" com combinações aleatórias...

    ResponderEliminar
  5. Deixo aqui um link que encontrei na net para quem quiser descarregar o filme (boa imagem, legendado em português).

    https://mega.co.nz/#!8sEAHCIB!OVi7xQCdWdGWG2ItAI9xZEXbkgEmesorsmWy8lA0lr0

    ResponderEliminar
  6. Oi,encomendei o livro do giusti que é considerado um classico!!!muito obrigado.

    O que voce acha do dicionario do Thomas weissman.eu encomendei tambem,mas muita gente critica o livro dele.
    Eu sei que ha erros no livro,mas ja li muitos elogios tambem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nando, acho que fizeste uma excelente compra porque o Dizionario do Marco Giusti é o tomo mais completo que há sobre o western-spaghetti. O do Thomas Weissman nunca li.

      Eliminar
  7. Não posso opinar, não o tenho. Em retrospectiva creio que não falarei muito se te disser que os mais essências são o do Giusti e o Any Gun Can Play. Este último enquanto guia pelos vários momentos do género, é porventura o mais recomendado.

    ResponderEliminar