4.02.2018

I due violenti (1964 / Realizador: Primo Zeglio)

Um indivíduo acusado de homicídio evade-se da cadeia. Ao ranger do Texas, Logan, que por acaso até é amigo de longa data do evadido, cabe a ingrata tarefa de captura-lo e devolvê-lo ao xilindró. O que acontece com relativa facilidade, mas faz o destino com que se cruzem com um bando de ladrões de gado e o presumível assassino escapa novamente. A missão de Logan fica portanto acrescida, recapturar o amigo e acabar com o pio da vilanagem local. Ora aqui está mais um filme decente do italiano Primo Zeglio (Winchester, uno entre mil; Los cuatro implacables), apoiado essencialmente nos traços clássicos do western americano, que é perfeitamente natural para um filme de 1964, portanto anterior ao boom do western-spaghetti. 

George Martin a preparar-se para a emboscada.

Dependendo do estado de espírito do espectador é filme para garantir um tempo bem passado, pelo menos eu posso dizer que me encaixei nesse grupo. Não consta que existam versões DVD do filme à venda, mas se vasculharem pela Internet encontrarão por aí versões Tvrip ripadas da televisão espanhola, são versões despidas de brilho, mas é melhor do que nada. Boa caçada! 

4 comentários:

  1. Este filme é uma raridade e, que eu saiba, não goza de culto algum.
    O ator George Martin foi um dos pioneiros do western europeu (nomeadamente espanhol) juntamente com Robert Hundar, uma vez que ambos trabalharam com outros pioneiros como os irmãos Marchent ou com este Primo Zelio.

    ResponderEliminar
  2. Ao menos na Espanha ainda passam estes tesourinhos. O tvrip que arranjei duma dessas transmissões, não sendo cristalino, não é nada mau.

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa é certa: a televisão generalista espanhola é de longe muito mais decente do que a portuguesa (também não é preciso muito)! Os espanhóis, em certos canais, passam muitos westerns, noutros canais têm séries policiais interessantes, etc.
    Em Portugal, como sabemos, os canais generalistas são o paraíso para trapaceiros que querem à força vender agressivamente os seus produtos através de chamadas de valor acrescentado!
    O seu público alvo é, claro está, velhos, broncos, fracos do sentido e, com os "reality shows", a chungaria!!

    ResponderEliminar
  4. TV espanhola é outra fruta, pena que não haja canais deles no nosso cabo. O Somos por exemplo só passa produção espanhola e faz farte do grupo da AMC.

    ResponderEliminar